Práticas Inovadoras

Tema Gerador

Escolhido coletivamente a cada dois anos, o Tema Gerador orienta os projetos do IPEI em todas as etapas. Ele aproxima a escola da vida, amplia nossas formas de educar para a cultura da sustentabilidade, convidando os estudantes a aprender com curiosidade, criatividade e propósito. Tudo isso com foco na formação cidadã e na construção de uma cultura de sustentabilidade.

Salas Ambientes

No IPEI, os espaços também ensinam. As salas são organizadas por áreas do conhecimento e pensadas para despertar a curiosidade, a autonomia e o prazer em aprender. Com materiais diversos, propostas interativas e um ambiente que convida à experimentação, as crianças circulam entre as salas de forma ativa e estruturada, aprendendo com significado e conexão.

Formação Pessoa e Social (F.P.S)

Integrada à matriz curricular do IPEI, este é mais um espaço de cuidado, escuta, integração e diálogo. É um convite para que os estudantes se conheçam melhor, reconheçam suas emoções, reflitam sobre suas relações e fortaleçam suas atitudes de respeito, cooperação e empatia. Com uma abordagem compassiva e sensível às vivências da infância e adolescência, as propostas acontecem por meio de conversas, dinâmicas, expressões artísticas e atividades colaborativas, que valorizam o coletivo e o bem-estar do grupo. No IPEI, cuidar de si, do outro e do mundo é parte do que se aprende todos os dias.

Vivência de reconhecimento da presença real da natureza no seu dia-a-dia.
Afagando a Terra.

Oficinas

Lab Curumim:  Estímulo à criatividade e ao desenvolvimento integral

O Lab Curumim é um projeto permanente do IPEI, realizado no turno estendido, que reúne oficinas culturais, artísticas e esportivas pensadas para ampliar o repertório das crianças e fortalecer seu desenvolvimento integral.

Organizadas em pequenos grupos e alinhadas aos interesses dos estudantes, as oficinas oferecem um espaço de expressão, escuta e experimentação. Aqui, cada criança é incentivada a criar, se movimentar, colaborar e se conhecer melhor — tudo com afeto, liberdade e intencionalidade pedagógica.

Nas práticas esportivas, o corpo é fortalecido, o espírito de equipe é valorizado e os desafios viram oportunidades de superação. Já nas expressões artísticas e culturais, as crianças exploram novas linguagens, desenvolvem sensibilidade, ampliam sua autonomia e descobrem outros jeitos de estar no mundo.

No Lab Curumim, aprender é experimentar, brincar, imaginar e crescer — em um ambiente leve, criativo e cheio de possibilidades.

Sala de leitura

Espaço Multicultural Jorge Hebert Echude

Um lugar para imaginar, ler, criar e se expressar.

O Espaço Multicultural leva o nome do professor e pesquisador Jorge Hebert Echude, que marcou a história do IPEI com sua paixão pelo conhecimento e pelas artes. Hoje, esse ambiente é um convite aberto à leitura, à criação e à troca entre diferentes linguagens.

Mais do que uma sala de leitura, o espaço acolhe também as artes visuais, o teatro, a música e outras formas de expressão artística. Está sempre em movimento: funciona tanto em aulas quanto em momentos livres, oferecendo às crianças e adolescentes um tempo de escuta, descoberta e experimentação.

Aqui, os livros convivem com tintas, sons, palavras, gestos e ideias. É um espaço para ampliar o repertório cultural, se emocionar com histórias, se reconhecer em outras vozes e explorar novas maneiras de olhar para o mundo e para si

Atelier de leitura com convidados.
Leitura deleite.