A escola

Nossos valores

A visão do ser inteiro

Pensar, sentir e agir como um ser consciente e ativo no processo de aprendizagem.

Exercer a Cidadania Global

Enfrentar desafios profissionais, pessoais e coletivos com empatia, compaixão e responsabilidade.

Conviver com a Diversidade Humana

Abraçar, acolher e  incluir com equidade e liberdade, as diferentes expressões do que é Ser Humano.

Honrar e Proteger a Terra

Cuidar e respeitar a Vida e a Terra em toda sua biodiversidade com compromisso e amor.

Nosso compromisso

Empoderar nossos estudantes para a cidadania global através da educação, contribuindo para a criação de um mundo com paz sustentável. 

Nossa filosofia

A visão do ser inteiro – pensando, sentindo, convivendo, agindo – é o eixo mobilizador do trabalho educativo de nossa escola. Oferecemos condições para que o estudante seja capaz exercer sua cidadania global, confiante na sua capacidade de transpor obstáculos, em busca da realização plena.

Nossa história

A história do bairro dos Bancários e do IPEI se confundem, pois nasceram praticamente juntos no entorno da Universidade Federal da Paraíba, a partir de necessidades da professora Mestra Socorro Echude e do professor Doutor Jorge Herbert Echude que ali se estabeleciam no início da década de 80. Surgimos de um grupo dessa comunidade universitária que, além de serem moradores do então Conjunto dos Professores e habituados com a efervescência cultural e educativa do ambiente acadêmico, estavam motivados a oferecer aos filhos uma escola que rompesse com a forma tradicional de ensinar.

Iniciamos o desenvolvimento do nosso Projeto Pedagógico em 12 de maio de 1980 com as classes de pré-escola. Queríamos uma escola comprometida com a formação integral do SER, que não se ocupasse apenas com a assimilação e reprodução do conhecimento. Tínhamos a intenção de colaborar com o desenvolvimento total dos sujeitos, buscando a construção de um ser humano capaz e feliz. Queríamos uma escola atenta ao ser humano em diversas dimensões.

Ao longo dos anos, nossa história foi marcada por diversas conquistas que resultaram na consolidação do IPEI como uma escola firme no que acredita e no que pratica, sempre de modo amoroso e acolhedor. Entramos em uma maturidade viva e dinâmica, que nos abriu caminhos criativos e inovadores, nos impulsionando em uma busca constante da coerência alinhada à ética universal. Compreendíamos cada vez mais que era preciso experienciar nossa filosofia de várias formas e torná-la pulsante em nossos profissionais para que, assim, a ideia de que somos seres diversos e integrais pudesse chegar aos estudantes e seus familiares cada vez melhor.

Na última década, alinhados com as rápidas transformações ocorridas, incorporamos de modo mais intenso em nossa prática pedagógica os aspectos relacionados à Cultura da Sustentabilidade e aos Direitos Humanos. Todas as atividades, aprendizados, reflexões e até mesmo modificações estruturais no prédio da escola, passaram a priorizar o equilíbrio entre as quatro dimensões do desenvolvimento sustentável: a dimensão econômica, social, pessoal e a dimensão ambiental. Com isso, buscamos estimular nossa comunidade escolar a desenvolver a empatia, autonomia, a busca de soluções e a tomada de decisões de modo colaborativo e criativo.

A experiência acumulada e as conquistas alcançadas nos trazem a certeza dos caminhos escolhidos orgulho da nossa identidade ideológica-pedagógica libertária e a reafirmação do nosso propósito de formar seres humanos comprometidos com a justiça, a ética, a solidariedade, a equidade, a liberdade, a paz e a democracia, tudo isso sempre respeitando as fases de desenvolvimento e o contexto de aprendizagem de cada estudante.